quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Ata do Fórum Informal de Cultura

ASSOCIAÇÃO FRATERNA AMIGOS DA SABEDORIA

ATA DA ASSEMBLÉIA GERAL DO DIA 30 DE AGOSTO DE 2012

PAUTA : FÓRUM INFORMAL DE CULTURA

ASSUNTOS À ORDEM :

· Apresentação do vídeo – documentário de São João Marcos, memórias do destombado. (introdução ao Fórum informal)

· Leitura da carta aberta de intenção à cultura redigida por Eduardo Teffé.

· Leitura da segunda carta : documento de proposta do fórum, de responsabilidade da diretoria da AFAS.

· Conclusões e decisões a serem tomadas após a execução do fórum.

Aos trinta dias do mês Agosto do ano de dois mil e doze, iniciou às dezenove horas, no colégio célula 1- GPI, situado à Avenida Paulo de Frontim, nº 217, calçadão de Itaguaí, o planejado fórum informal de cultura elaborado pela Associação Fraterna Amigos da Sabedoria, Sociedade dos Artistas Plásticos de Itaguaí, Operação Juntos Compartilhando Cultura, MGT e apoio dos parceiros. Ocasião que deu o encerramento ao movimento cultural AGOSTO DAS ARTES, tendo como idealizadores todos os grupos culturais integrantes deste referido fórum.

Do corpo diretor da AFAS, estiveram presentes : Giovani Lírio Velasco (Presidente), Diego de Souza Carvalho Muniz (primeiro secretário e diretor de cultura), Rafael de Andrade Carvalho (vice-diretor de cultura), Mauro Pedrosa (membro fundador) e parceiros Milton Garuda, Magno Francisco, Fabiano Bastos, Eduardo Teffé e Allan Johnson. O restante da assembléia Geral foi composta por grupos culturais de atuação no município.

Sobretudo, o fórum iniciou com a apresentação do vídeo São João Marcos – Memórias do destombado, havendo após este, uma explanação feita por Milton Garuda, o que possibilitou uma análise sobre o contexto do filme.

Após este momento, o fórum teve sua continuidade com a palavra de Eduardo Teffé, apresentando alguns informativos sobre o Sistema Municipal de Cultura, cujas grades conceituais desse sistema, expuseram idéias e orientações sobre como fomentar a cultura no município de Itaguaí, transmitindo à assembléia, os itens que devem ser reconhecidos por todos.

Aproveitando o desenrolar desta ação, Eduardo Teffé também apresentou uma carta aberta de intenção à cultura para o município, conforme o planejado. Esta carta, de estrutura informal e com uma linguagem precisa, abordou a decadência cultural de Itaguaí, as idéias e o que é preciso para suprir a necessidade dos projetos e entidades culturais, afirmando que, esse grave problema cultural é de extrema responsabilidade do governo atual, ressaltando que as autoridades fizerem muito pouco para o que ainda precisa ser feito para o desenvolvimento completo da cultura no município. Enfim, a carta mostrou com liberdade de expressão, a visão real desse caos na cultura .

Giovani Velasco, o presidente da AFAS, se pronunciou e apresentou uma segunda carta como documento de proposta ao Fórum de cultura, de estrutura formal e objetiva. Esse documento verídico, tratou de expor com fidelidade todas as considerações e propostas voltadas para a questão do fomento à cultura para o nosso município. A carta foi lida minuciosamente pelo presidente, destacando o conteúdo de cada item que integra as informações e orientações transparentes para conscientizar as pessoas sobre o que é preciso fazer no fórum de cultura.

Esta carta reúne todos os quesitos fundamentais para a disseminação cultural dos povos, entre os quais ressaltam : patrimônios materiais e imateriais da humanidade, as diversas expressões humanas, a proteção dos direitos humanos com relação as históricas identidades culturais do povo e entre outros itens.

Sobretudo, após a leitura desta carta, foi salvo pelo presidente, a importância do resumo desse contexto para fazer deliberações que resultem em atitudes de transformação, preparando e amadurecendo idéias e projetos, a serem apresentados para o próximo governo. Com a intervenção do governo, a sociedade deve cobrar e participar passo a passo de tudo aquilo que foi elaborado e proposto.

Faltando poucos minutos para o término do fórum, houve mais diálogo entre os integrantes da assembléia geral expondo pontos de vista e idéias válidas para o assunto discutido. Para o corpo diretor da AFAS, mesmo que este fórum seja informal, a assembléia tem a obrigação de decidir e tomar atitudes convictas para solucionar as questões sócio-culturais que constituem a razão da sociedade. Junto com os parceiros e projetos, a AFAS fará deliberações e reunirá propósitos para apresentar ao próximo governo. Enquanto isso, fica divulgado perante a todos a finalidade de um fórum de cultura, mesmo sendo informal, mas que estimula novos ideais de organização social. Os presentes neste fórum, estão cientes destas informações redigidas acima e as reconhecem como verdade.

Um comentário: