segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

AMULETOS EGÍPICIOS


O amuleto é um artefato utilizado para trazer sorte ou proteção para algum tipo de mal. Os amuletos egípcios geralmente tinham o formato de deuses ou de algum objeto associado à eles. Não eram só as pessoas vivas que utilizavam-se de amuletos, o corpo do morto também recebia amuletos de proteção para a outra vida. Eles eram feitos de diversos tipos de materiais, como o lápis-lazúli, turquesa, ouro, madeira entre outros. Mas sem dúvida o material mais popular era a Faiança, que eram massas que precisavam passar pelo processo de vitrificação, ou seja, eram levados ao fogo diversas vezes.


A fabricação dos amuletos eram feitos através de formas (moldes), que serviam para uma espécie de produção em escala, sendo que desse modo não era necessário que cada objeto fosse feito de maneira única. Com os moldes prontos, eram inseridos a faiança e pressionada até que ela estivesse preenchido todo o molde. Esse era o processo mais comum, mas também existiam artefatos exclusivos e feitos por encomenda das mais diversas matérias-primas, citadas no parágrafo anterior.



Principais Amuletos

ESCARAVELHO
Estima-se que o escaravelho tenha surgido no Império Médio e foi um dos amuletos mais populares do antigo Egito. Os egípcios acreditavam que os escaravelhos eram a representação de Khepri, uma forma de Ré (Ra). Eles notaram que os escaravelhos rolavam uma bola de esterco no chão e fizeram a comparação com o movimento do sol no céu. Também notaram que os filhotes saiam de dentro dessa bola de esterco e no pensamento da época, achavam que os escaravelhos reproduziam-se sozinhos.

Peitoral de Escaravelho da tumba de Tutankhamon

O amuleto de escaravelho trazia proteção e vida longa a quem utiliza-se e alguns tinham inscrições (frases, rituais) ou apenas o nome do faraó ou de algumas divindades populares. Eles foram importantes também no funeral egípcio e serviam para proteger o coração do morto na hora da pesagem do coração. Os egípcios acreditavam que o coração na balança poderia ficar contra o seu dono e por isso era melhor ter uma garantia a mais.


OLHO DE HÓRUS (UDJAT)
O olho de hórus é o amuleto que representa o olho do deus falcão Hórus. Em uma das versões do mito da luta entre Seth e seu sobrinho, o deus vermelho Seth, como era popularmente conhecido, arranca um olho de Hórus que mais tarde é regenerado por Thoth o deus da escrita e que presidiu o tribunal na batalha entre Seth e Hórus. O amuleto protegia o portador contra doenças e garantia-lhe a vida. Ele era chamado de Udjat e estava ligado com a regeneração, a saúde e a prosperidade.

Clique na imagem para amplia-la.

Havia dois tipos de Udjats, o olho direito e o olho esquerdo. O mais popular e sem dúvida o que era visto como o mais poderoso era o direito (sol). O esquerdo simbolizava a lua e provavelmente essas associações deve-se a crença de que ambos eram os “olhos do céu”; o sol e a lua. O olho de Hórus não servia apenas como proteção para a vida dos egípcios, ele era muito utilizado nos funerais. No livro dos mortos há fórmulas de como invocar o poder do amuleto. Cada parte do olho de Hórus, representava uma fração, e essas frações eram hieróglifos que representavam o seu valor. Além disso, os egípcios atribuíam os sentidos a cada parte do olho. 1/2 era o olfato, 1/4 era a visão, 1/8 era o pensamento, 1/16 era a audição, 1/32 era o paladar e 1/64 era o toque (tato). Veja na figura acima as frações.

CRUZ DE ANSATA (ANKH)
O ankh é um dos símbolos mais conhecidos. Sua representação é desconhecida e alguns estudiosos acham que ele possa ser uma sandália vista de cima ou até mesmo uma espécie de chave. O seu hieróglifo significa “vida” e foi um importante amuleto de proteção. As divindades são constantemente representadas segurando a cruz de ankh nas mãos.

Caixa do espelho de Tutankhamon em formato de anhk.

Esse símbolo foi associado com a cruz cristã e em alguns períodos os egípcios convertidos ao cristianismo utilizavam-se a cruz cristã e a “cruz de ankh” como símbolo da religião cristã. O ankh também significa “espelho de mão” e talvez fosse essa a representação que vemos, mas com um significado diferente de “refletir” (função do espelho).


NÓ DE ÍSIS (TET)
O nó de Ísis é muito parecido com o símbolo ankh. O amuleto está ligado diretamente com o sangue de Ísis e por isso geralmente tem a cor avermelhada. Ele simbolizava a proteção da deusa e de seu filho Hórus. O amuleto permitia que o morto viajasse no submundo com segurança. Chamado pelos egípcios de Tet, o nó de Ísis era colocado amarrado no pescoço do morto. Ele foi muitas vezes representado junto com o pilar de Osíris (Djed) em diversos amuletos.

Representação do Nó de Ísis

DJED
Conhecido como o pilar de Osíris, de onde Ísis teria retirado a caixa com o corpo de Osíris que tinha caído em uma armadilha feita por Seth. Esse amuleto significa “estabilidade”. Aparece muitas vezes em sarcófagos e tinha o intuito de dar estabilidade ao morto. O pilar Djed tornou-se um símbolo de Osíris que tinha entre alguns atributos a fertilidade e a regeneração. Ele era um amuleto popular também na vida dos egípcios.

Djed da 26ª dinastia – Museu Britânico: www.britishmuseum.org

Existiam também outros diversos amuletos e cada um servia para algum tipo de proteção ou sorte na vida. Os egípcios acreditavam, que com o amuleto poderiam ter o poder que o mesmo representava, ou seja, se carregasse um amuleto de um touro, poderiam ter a mesma força de um. Foi de longe um dos objetos mais utilizados em toda a história egípcia e que nos faz ver o quanto os egípcios buscavam toda proteção possível.
Fontes / Referências:

Um comentário: